sábado, 11 de setembro de 2010

A Terceira Revolução Industrial

A terceira Revolução Industrial, que se inicia mais ou menos nos anos 1950, dura até hoje e está em plena atividade. Ela se caracteriza pela junção da produção com a ciência, que criam inovações em relação a tecnologias criadas na segunda guerra mundial e as aplica no ramo da engenharia civil, suas novas tecnologias permitem o maior intercambio entre as pessoas, seja nas comunicações (internet, celulares, satélites etc.), como nos meios de transporte avançados, como aviões e navios que permitem a locomoção rápida e simples de produtos e pessoas para todos os lugares do mundo.


A terceira fase da revolução Industrial também trouxe mais desemprego estruturado, pois as novas máquinas ocuparam vagas de trabalho que não voltarão mais, e assim é requerida mão de obra cada vez mais qualificada (em química, mecânica das máquinas) para esta nova industrialização do pós guerra.

A planta industrial sai da Europa e assim as novas indústrias partem para a América Latina pois é nela que existem maiores chances de lucro.

Tudo industrializa-se, torna-se produto para obter-se lucro, até a cultura, se banaliza, passa a ser reproduzida em série, vulgarizada.

Como podemos ver na reportagem cada vez mais maquinas fazem às vezes do que pessoas poderiam fazer o que se torna cada vez mais um problema, uma vez que existentes tais maquinas, o papel que as pessoas exerciam em determinada ação torna-se permanentemente desnecessário.

Eis a reportagem: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/07/robos-japoneses-falam-brincam-e-ate-encontram-oculos-perdidos.html

Natalia numero 41

Nenhum comentário:

Postar um comentário