sábado, 11 de setembro de 2010

A Terceira Revolução Industrial

A terceira Revolução Industrial, que se inicia mais ou menos nos anos 1950, dura até hoje e está em plena atividade. Ela se caracteriza pela junção da produção com a ciência, que criam inovações em relação a tecnologias criadas na segunda guerra mundial e as aplica no ramo da engenharia civil, suas novas tecnologias permitem o maior intercambio entre as pessoas, seja nas comunicações (internet, celulares, satélites etc.), como nos meios de transporte avançados, como aviões e navios que permitem a locomoção rápida e simples de produtos e pessoas para todos os lugares do mundo.


A terceira fase da revolução Industrial também trouxe mais desemprego estruturado, pois as novas máquinas ocuparam vagas de trabalho que não voltarão mais, e assim é requerida mão de obra cada vez mais qualificada (em química, mecânica das máquinas) para esta nova industrialização do pós guerra.

A planta industrial sai da Europa e assim as novas indústrias partem para a América Latina pois é nela que existem maiores chances de lucro.

Tudo industrializa-se, torna-se produto para obter-se lucro, até a cultura, se banaliza, passa a ser reproduzida em série, vulgarizada.

Como podemos ver na reportagem cada vez mais maquinas fazem às vezes do que pessoas poderiam fazer o que se torna cada vez mais um problema, uma vez que existentes tais maquinas, o papel que as pessoas exerciam em determinada ação torna-se permanentemente desnecessário.

Eis a reportagem: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/07/robos-japoneses-falam-brincam-e-ate-encontram-oculos-perdidos.html

Natalia numero 41

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Segunda Revolução Industrial

A Segunda Revolução Industrial (séc. XIX – XX), também chamada de Neocolonialismo, tem como principais características: a inovação técnicas quanto a forma de produzir e a industrialização na cidade com base nas maquinas.


Nesse período há a invenção do motor a explosão que revoluciona e ajuda a aumentar a produção e a produtibilidade nos campos, que as conseqüências são mais alimentos e uma menor necessidade de mão de obra. Com isso ocorre um grande desemprego estrutural, que é a perda de uma vaga de trabalho para uma maquina que não é reposta, que faz com que haja um grande êxodo rural e uma imigração para a América significativa.

Países como Inglaterra, Franca, Bélgica, Itália, Alemanha, Países Baixos, Japão, Rússia e EUA, fizeram a Revolução também. Após o partilhamento da África e da Ásia, o chamado Congresso de Berlim, estes passaram a ser os explorados, que eram grandes fornecedores de matéria-prima e mão de obra.

Carolina Masini

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Introdução

As revoluções foram grandes avanços que colaboraram muito para nosso mundo hoje, com os avanços tecnológicos tanto nas maquinas como na medicina. No período do séc. XV para o XVI comercio baseava-se no mercantilismo, expansão marítima européia com isso o colonialismo (partilha da América). Essa época do capitalismo comercial durou ate sec. XVIII inicio do séc XIX quando aconteceu a I Revolução Industria que ocorreu na Inglaterra , essa pode aconteer a partir do acumulo de capitai. surgimento de novas tecnologias, porem ainda precarias, iniciando o capitalismo industrial.


O Ultimo quartel do sec. XIX acontece II Revolução Industrial, tinham como líderes EUA e Alemanha e principais indústrias eram petrolífera, elétrica, química e motores.Menor tempo de produção e distribuição. Início do liberalismo e o imperialismo europeu (partilha da África). Séc. XX indústrias e bancos resultam em capital financeiro, conflito entre imperialistas, Guerras Mundiais após a segunda guerra mundial tiveram mais inovações na na tecnologia, farmácia no campo e cidades.
 
                                                                                                                               Daniela Michelon

1ª fase do processo de industrialização

           Esta priemira fase se desenvolveu durante os séculos XVI e XVIII, ela começou devido ao colonialismo que estava em expansão. Nesta época também estava acontecendo o mercantilismo (comércio exclusivo da metrópole com a colônia), a colônia fornecia matéria prima para a metrópole poder produzir o que quisessem, com isso gerou-se o metalismo, ou seja, o acúmulo primitivo de capitais - somente para a metrópole- o que veio a sustentar o capitalismo na Europa.
          Todo esse acúmulo de capitais e o contato com os mouros fez com que surgissem avanços tecnicos para as grandes navegações. Muitos produtos foram criados como o astrolábio e a bússola.
          O acúmulo de capitais veio a ajudar na 1ª Revolução Industrial, onde foi aplicado em novas tecnologias para poder substituir os manufaturados, por produtos industrializados. O combustível que passou a ser utilizado nesta época foi o carvão - máquinas a vapor-. O conceito de novas tecnologias e produtos industrializados, não podem ser comparados aos de hoje em dia, mas para a época eram grandes avanços.

                                                                                                                                        Thais Menegatti